Apresentação

marketing inteligente para pessoas e corporações inteligentes!
blog de um homem cidadão, pai, profissional e publicitário com orgulho, nunca "publisciputo"!
criações e produções independentes: marketing pleno, marketing 3º setor, planejamento e estratégia, propaganda e publicidade, eventos e assemelhados, facilitação, treinamento e desenvolvimento
32-99917.3000 - 98871.2455 - E-mail: webertmachado@gmail.com

domingo, janeiro 24, 2016

Pitacos de marketing 005: Você por acaso é analfabeto digital?


Pitacos de marketing 005
* * * * *
Você por acaso é analfabeto digital?

Nunca fui bom no inglês, ou línguas outras, seja nas salas de aula ou nas Kodak Brasileira e Sony-Motorádio, de SP, multinacionais aonde atuei. Isto me travou pouco na absorção de conhecimentos e nunca me impediu de avançar. Sempre me dei bem com meu forte lado auto-didata e de rato-leitura! Minhas filhas Jeanine e Bárbara é que são mestres na absorção de línguas estrangeiras.
Os tempos mudaram e a absorção da leitura hoje, é digitalizada. Lógico que, também, com livro debaixo do suvaco. Mas continuo adorando o cheiro de papel, livro ou revista.
Outrossim, essa mudança de paradigmas nos leva a quebrar outros paradigmas. Hoje, temos que ser críticos e severos na escolha para a absorção do conhecimento em vias digitais.
Percebo que nos últimos 10 ou 12 anos houve profunda explosão da rede com seus blogs, sites, páginas e mais páginas de informação, à nossa disposição via Dr. Google.
Mas sem critérios ficamos desmiolados dentro de um palheiro, à cata de agulhas, no meio de bilhões de páginas.
Senso crítico e boas escolhas nesse mundaréu de informação são condição sine qua non para avançar na absorção de conhecimentos. E sobreviver nesse emaranhado de letras e imagens.
Dia desses, pesquisando sobre comportamento social da molecada de hoje, e sua relação com os novos gadgets (Pra nós, que viemos do Atari, é moleza...), achei dezenas de páginas sobre as pesquisas, a maioria estrangeiras. Sempre recorrendo à péssima tradução online, fui selecionando as densas e fui aprendendo, aprendendo... Mesmo com inglês Dr. Google ruim, afinal, não sou nenhum boçal ignorante. Mas como tinha porcaria nesse livro digital. Dito isto, pergunto:
Será que a molecada de hoje, nascida sob o manto da Wikipedia (cuidado com ela), sabe realmente navegar e aprender ou só sabem apertar botões em um palheiro de gadgets?
Tenho visto (e lido diariamente aqui, no próprio Facebook), muito analfabetismo digital, até na relação com nossa língua máter!
Ah, mais: nunca me incomoda a 'linguagem técnica' da juventude, americanizada, ao lidar com mídias, desde tempos da passagem de mídia mecânica para mídia digital. Tempos de U'Matic, IBM eletrônica, composer. Eram uns tais de Kroma Key, kroma ali, budget aqui, budget ali. Ah, velhos tempos de novos termos técnicos... Portanto:
Você aí, é analfabeto digital também?
Ou só navega na Wikipedia, control-copy, control-paste?

Nenhum comentário: