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sexta-feira, janeiro 08, 2016

Pitacos de marketing 002: Budget... Essa palavrinha é mágica!


Pitacos de marketing 002
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Budget... Essa palavrinha é mágica!

Você já foi ou gosta de circo e magia? Lembra-se quando o mágico milagrosamente multiplica as cartas ou os coelhos na cartola?
Sabem por quê eles conseguem a façanha? Porque são espertos, muito espertos e usam o budget. Mas afinal, pra você que não sabe o que é...
O que é Budget? Que palavra esquisita essa vinda do inglês, de origem francesa (de bougette)?
É simples e fácil no português, mas é mundialmente usada no mundo dos negócios, por isto a pronúncia sempre no inglês.
Significa orçamento!
Tecnicamente significa "Orçamento é expressão quantitativa de um plano de negócios para um período definido de tempo. Isto inclui o plano de vendas, volume e receita, quantidades de recursos, custas e despesas, ativos, obrigações e fluxos de caixas. Expressa, acima de tudo, planos estratégicos de negócio, unidades, organizações, atividade ou acontecimentos de envergadura."
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Até governos mundo afora usam o budget, países sérios, claro, porque o nosso vai de mal a pior no seu budget...
É, aí te pergunto: você faz mágicas com o seu budget, ainda mais em tempos de crise?
Sim, budget é planejamento estratégico do seu negócio, tim tim por tim, milimetricamente calculado. Da manutenção à produção, do finaneiro ao RH, da recepção ao marketing.
No marketing então, nem se fala. Sabe aquela eterna pergunta que fica:
Como vou aumentar minhas vendas? Como conquistar mercado quando ele está recuado?
Seja criativo e reinvente-se.
Nas ações de marketing, planeje e reinvente seu plano de comunicação mensurando seus custos criteriosamente, desde suas ações digitais às ações pessoais de sua equipe.
Enfim: você calcula sua verba publicitária, o seu "budget" de comunicação ou você determina a verba e a retira do seu caixa, do lucro ou do estoque? É assim que você paga seus "anúncios"?
Se você não planejar cada centavo a ser investido em sua comunicação, lentamente sua caixa de mágica começa a perder sentido, pois seu lucro está indo para o ralo.
Calcule milimetricamente cada centavo de sua comunicação, desde o cartão de visitas até às plataformas de mídias eletrônicas de massa, seja TV, rádio ou portais da web. Pouco importa o tamanho do seu negócio, de MEI à grandes negócios.
É a compreensão das eternas cinco perguntas do marketing: como, quando, aonde, o quê e pra quem?
Portanto, na hora de aplicar qualquer atividade de comunicação para atingir seu consumidor final, faça e repita sistematicamente as cinco perguntas acima.
Afinal, o investimento publicitário é pago pelo consumidor lá na ponta, o que exige que seu budget de comunicação seja planejado, conciso, preciso e focado no tempo e no custo.
Que tal, como sugestão em tempos de crise, caso suas vendas estejam recessivas, baixar seu lucro (real) em volta de 50% e levar esta vantagem para seu consumidor? Além de conseguir girar mais seu estoque, você enche seu caixa com a velha prática da economia de escala: quanto mais barato, mais eu vendo!
É como a caixa de mágicas: quando mais precisa e planejada, mais cartas saem dela.
Se seu negócio está com budget mal planejado, está na hora de rever seus conceitos, reformular seu negócio e sobreviver à crise.
Ou então, feche as cortinas do seu palco!

Webert Machado é publicitário e executivo de marketing há 38 anos.

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