Apresentação

marketing inteligente para pessoas e corporações inteligentes!
blog de um homem cidadão, pai, profissional e publicitário com orgulho, nunca "publisciputo"!
criações e produções independentes: marketing pleno, marketing 3º setor, planejamento e estratégia, propaganda e publicidade, eventos e assemelhados, facilitação, treinamento e desenvolvimento
32-99917.3000 - 98871.2455 - E-mail: webertmachado@gmail.com

quarta-feira, outubro 24, 2012

Você aí, seja cidadão local, digital e virtualmente! Ou você é omisso?! Fatos - Relatos - Reflexões - Situações e Escolhas



Você aí, seja cidadão local, digital e virtualmente! Ou você é omisso?!
Fatos - Relatos - Reflexões - Situações e Escolhas

Para sua profunda reflexão, cidadão:
* * * * *
Uma Nação soberana com justiça social e o bem comum engalana sua Democracia quando sua Carta Magna, portanto, a Constituição Federal é cumprida.
São Objetivos Nacionais Permanentes de nossa Constituição a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e a integração nacional, requisitos fundamentais que nos permite o Estado Democrático de Direito e o bem comum.
Resumindo, e lembrando a Revolução Francesa, na qual nossa Constituição se inspirou: liberdade, igualdade e fraternidade.
Deveres e direitos sempre iguais para todos regem a convivência e a organização da sociedade. A Carta Magna rege também o equilíbrio harmônico entre os três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
A este último compete a independência de julgar soberanamente qualquer cidadão com direitos plenos de defesa, pois todos somos iguais perante a Carta Magna.
O STF - Supremo Tribunal Federal, à luz da sociedade e com transparência tem cumprido seu papel no julgamento do 'mensalão', que é fato histórico e representativo de uma nova era.
Aqui, ressalto e acrescento o recente esforço da sociedade civil na conquista das Leis  Ficha Limpa, pelo MCCE, e Lei da Transparência que enfim, começa a ser cumprida. Avanços, ainda que tardios.
Vale lembrar que a Lei da Transparência só vingará com o seu e o meu, o nosso controle social!
* * * * *
Sempre digo:
"Quanto maior for o grau de desenvolvimento educacional de um povo, menores serão  seu grau de corrupção e de conflitos sociais!" Afinal, povo educado não faz xixi na rua, nunca quebra telefone público, respeita as leis e o próximo, não mora em áreas de risco e, principal, é participativo e sabe votar, pois tem discernimento e conhecimento para exercer sua cidadania!
Educar com qualidade é a eterna chave para a conquista perene das liberdade, igualdade e fraternidade, ou do bem estar comum e da justiça social, se preferirem.
Mas de nada adianta uma Constituição hoje, respeitada mundialmente por seus avanços e conquistas sociais sem a participação efetiva da sociedade civil para aperfeiçoá-la a cada dia. Nossa Carta Magna é do povo, para o povo e pelo povo! De quem emana o Poder?!  De nós, ora bolas.  
* * * * *  
A Lei da Ficha Limpa, além de avanço democrático, foi conquista do nosso controle social, que assim a exigiu desde assinaturas conquistadas até à sua aprovação final no STF, mais uma vez equilibrando os Três Poderes (que também emanam do povo e de nossos representantes, que estão lá por causa da nossa procuração, o nosso voto! )!
* * * * *  
Você aí!:
Reflita sobre o nosso poder cidadão, o nosso poder de controle social, o poder que emana do povo!
Ainda mais agora em plena era digital e da TI, onde mobilidade e convergência digital estão nos ligando em rede a cada dia, cada cidadão. Temos agora também o "controle social digital".
Isto nos permite participação, conhecimento e escolhas.
O que você escolhe?
Sugiro:
* * * * *
Escolha participar efetiva, digital e localmente fiscalizando, controlando, exigindo, participando ativamente da vida de seu bairro e cidade, estando presente na Câmara Municipal, no Conselhos de Direitos, nas Associações de Bairro e por aí afora...
É para o bem comum, pois o controle social é a alma da Democracia plena e soberana!
* * * * *
O mau, portanto a corrupção, é inerente ao ser humano, seja pecado ou como lá se chame...
Mas um dos 3 Poderes, o Judiciário, existe exatamente para isso: manter a Ordem e o Progresso! Harmonicamente.
E sem as falácias de que ‘é julgamento político’ ou quaisquer coisas que o valham, que andam dizendo e escrevendo por aí!
É o controle social que mantém o mau aprisionado!
Pense nisso! Releia, se preciso for!

Webert Machado

Nenhum comentário: