Apresentação

marketing inteligente para pessoas e corporações inteligentes!
blog de um homem cidadão, pai, profissional e publicitário com orgulho, nunca "publisciputo"!
criações e produções independentes: marketing pleno, marketing 3º setor, planejamento e estratégia, propaganda e publicidade, eventos e assemelhados, facilitação, treinamento e desenvolvimento
32-99917.3000 - 98871.2455 - E-mail: webertmachado@gmail.com

segunda-feira, outubro 29, 2012

Bruno Siqueira, nobre Prefeito eleito de Juiz de Fora 2013 – 2017





Bruno Siqueira, nobre Prefeito eleito de Juiz de Fora 2013 – 2017,
A você, meu respeito e reverência democratas. Afinal, será meu Prefeito a partir de 01 de Janeiro próximo.
Rogo votos e desejo que sua administração seja brilhante, inovadora, plena, cidadã, ética, responsável e comprometida com o bem comum e pela justiça social. É também seu dever!
Desde o início do pleito, discordei dos candidatos que se apresentaram, portanto não votei em você, mas a Democracia para ser plena sempre deve ter o respeito dos vencidos perante o vencedor!
* * * * *
De minha parte - assim como espero dos conterrâneos, estarei atento ao Executivo e às suas ações, cobrando, verificando e aplaudindo quando necessário, inclusive fazendo uso da nova Lei da Transparência, a qual todos devemos cumprir e respeitar. Quero vê-la atuante também online e digitalizada, pois uma administração que se pretenda moderna deve agir local e virtualmente, compreendendo e vivendo os novos tempos de TI, mobilidade e interatividade.
São avanços e conquistas da sociedade civil organizada que devem continuar.
Quiçá Juiz de Fora avance sob sua responsabilidade executiva é o que desejo!

quarta-feira, outubro 24, 2012

Você aí, seja cidadão local, digital e virtualmente! Ou você é omisso?! Fatos - Relatos - Reflexões - Situações e Escolhas



Você aí, seja cidadão local, digital e virtualmente! Ou você é omisso?!
Fatos - Relatos - Reflexões - Situações e Escolhas

Para sua profunda reflexão, cidadão:
* * * * *
Uma Nação soberana com justiça social e o bem comum engalana sua Democracia quando sua Carta Magna, portanto, a Constituição Federal é cumprida.
São Objetivos Nacionais Permanentes de nossa Constituição a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e a integração nacional, requisitos fundamentais que nos permite o Estado Democrático de Direito e o bem comum.
Resumindo, e lembrando a Revolução Francesa, na qual nossa Constituição se inspirou: liberdade, igualdade e fraternidade.
Deveres e direitos sempre iguais para todos regem a convivência e a organização da sociedade. A Carta Magna rege também o equilíbrio harmônico entre os três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
A este último compete a independência de julgar soberanamente qualquer cidadão com direitos plenos de defesa, pois todos somos iguais perante a Carta Magna.
O STF - Supremo Tribunal Federal, à luz da sociedade e com transparência tem cumprido seu papel no julgamento do 'mensalão', que é fato histórico e representativo de uma nova era.
Aqui, ressalto e acrescento o recente esforço da sociedade civil na conquista das Leis  Ficha Limpa, pelo MCCE, e Lei da Transparência que enfim, começa a ser cumprida. Avanços, ainda que tardios.
Vale lembrar que a Lei da Transparência só vingará com o seu e o meu, o nosso controle social!
* * * * *
Sempre digo:
"Quanto maior for o grau de desenvolvimento educacional de um povo, menores serão  seu grau de corrupção e de conflitos sociais!" Afinal, povo educado não faz xixi na rua, nunca quebra telefone público, respeita as leis e o próximo, não mora em áreas de risco e, principal, é participativo e sabe votar, pois tem discernimento e conhecimento para exercer sua cidadania!
Educar com qualidade é a eterna chave para a conquista perene das liberdade, igualdade e fraternidade, ou do bem estar comum e da justiça social, se preferirem.
Mas de nada adianta uma Constituição hoje, respeitada mundialmente por seus avanços e conquistas sociais sem a participação efetiva da sociedade civil para aperfeiçoá-la a cada dia. Nossa Carta Magna é do povo, para o povo e pelo povo! De quem emana o Poder?!  De nós, ora bolas.  
* * * * *  
A Lei da Ficha Limpa, além de avanço democrático, foi conquista do nosso controle social, que assim a exigiu desde assinaturas conquistadas até à sua aprovação final no STF, mais uma vez equilibrando os Três Poderes (que também emanam do povo e de nossos representantes, que estão lá por causa da nossa procuração, o nosso voto! )!
* * * * *  
Você aí!:
Reflita sobre o nosso poder cidadão, o nosso poder de controle social, o poder que emana do povo!
Ainda mais agora em plena era digital e da TI, onde mobilidade e convergência digital estão nos ligando em rede a cada dia, cada cidadão. Temos agora também o "controle social digital".
Isto nos permite participação, conhecimento e escolhas.
O que você escolhe?
Sugiro:
* * * * *
Escolha participar efetiva, digital e localmente fiscalizando, controlando, exigindo, participando ativamente da vida de seu bairro e cidade, estando presente na Câmara Municipal, no Conselhos de Direitos, nas Associações de Bairro e por aí afora...
É para o bem comum, pois o controle social é a alma da Democracia plena e soberana!
* * * * *
O mau, portanto a corrupção, é inerente ao ser humano, seja pecado ou como lá se chame...
Mas um dos 3 Poderes, o Judiciário, existe exatamente para isso: manter a Ordem e o Progresso! Harmonicamente.
E sem as falácias de que ‘é julgamento político’ ou quaisquer coisas que o valham, que andam dizendo e escrevendo por aí!
É o controle social que mantém o mau aprisionado!
Pense nisso! Releia, se preciso for!

Webert Machado

sexta-feira, outubro 19, 2012

Os postos policias de Juiz de Fora versus a omissão e o desprezo do Poder Público na Segurança Pública, Fatos - Relatos - Negociações – Resistências



Os postos policias de Juiz de Fora versus a omissão e o desprezo do Poder Público na Segurança Pública
Fatos - Relatos - Negociações – Resistências

Foram dias, meses, um ano e ½, de árduo trabalho abnegado e abrindo mão de nossos afazeres profissionais por muito tempo. Principalmente na parte da manhã, quando Otacílio Pereira do Valle, Edward Ávila Thomé. Orlando Manera, Jean Nery Alvarez Coutinho, eu e outros nomes juizforanos que, com a bandeira do Rotary Club Juiz de Fora, muito suor e dedicação começamos uma longa caminhada para conquistar e presentear a cidade com os Postos Policiais.
À época, 1984, com a nova BR-040, a cidade passou a ter inúmeras entradas e saídas, (antes só duas, pela histórica União-Indústria), o que permitiu aumentar de 3 para 8 o número de veículos furtados por dia em Juiz de Fora, além do incremento de roubos, furtos e da violência, pois a cidade permitia fugas rápidas em várias saídas, trazendo bandidos do Rio de Janeiro e região para cá. Algo para limitar isso tinha que ser feito com urgência!
Daí, em reuniões no Rotary Club JF São Mateus, nasceu a idéia do empreendimento: construir 5 novos Postos Policias nas entradas da cidade. Mas como?
Com a dedicação de alguns rotarianos que abriram mão de suas atividades profissionais e, de pires na mão, atravessaram a cidade pedindo doações, materiais de construção, equipamentos etc.:
Da Prefeitura de Juiz de Fora, veio o apoio incondicional para a cessão de terrenos e suporte para a infra-estrutura próxima aos Postos;
Da antiga Telemig, vieram sistemas de telefonia e telefones púbicos comunitários;
Da Polícia Federal do Rio Grande do Sul, sob autorização judicial, consegui rádios-transmissores e armas, apreendidos em contrabando;
Da Polícia Militar de Minas Gerais, do glorioso 2 de Ouro, vieram 80 homens treinados e preparados para assumir a função de proteção das saídas e entradas da cidade;
Da Construtora Europa, veio a construção e reforma dos 5 Postos;
Da Dinâmica Propaganda e Comunicação Ltda., vieram as estratégias de comunicação e veiculação;
Da Malharia Master Ltda. (Me lembro bem e orgulhosamente!), em solenidade de lançamento da campanha na Câmara Municipal de Juiz de Fora, veio o primeiro cheque de doação, de valor surpreendente à época, que permitiu o início das obras.
* * * * *
Passaram-se meses e volta-e-meia, em solenidades públicas, inauguramos um a um cada Posto Policial: no Bairro Industrial (perto da B&D), em Teixeiras, no Bairro de Lourdes, na reforma do Posto da Grama e na reforma do Posto da Vila Olavo Costa.
Após 1 ½ ano, entregamos 5 Postos Policiais Comunitários equipados, novinhos em folha e em funcionamento, por obra e graça de cidadãos juizforanos dedicados à cidade!
* * * * *
Hoje, quase 30 anos passados, vertem lágrimas nos meus olhos quando passo por qualquer um dos Postos. Neles existem apenas placas comemorativas de lançamento, Postos Policias esses que, hoje, por usa inoperância, desonram e mancham o nome do Rotary Club e de rotarianos, assim como eu, que colocaram veementemente “a mão na massa” e presentearam a cidade com os Postos.
É desrespeito por parte da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais;
É desrespeito por parte da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora – e de todos os Prefeitos que permitiram que eles ficassem em estado de calamidade, como agora estão;
É desrespeito à antiga Telemig, à Malharia Master, à Construtora Europa e a cada cidadão ou empresa que doou algum dinheiro ou equipamento para nossa conquista;
É desrespeito à sociedade juizforana, que teve seus índices de violência, roubos e furtos agravados nos últimos anos;
É desrespeito à cidadania!
Assim, em meu nome e com certeza, em nome do Rotary Club e em nome de todos os acima citados, eu exijo:
EU QUERO OS POSTOS POLICIAS COMUNITÁRIOS DE JUIZ DE FORA EM OPERAÇÃO NOVAMENTE!
EU EXIJO!
Afinal, eu ajudei a construí-los! Tenho dito!